Preciso comprar?

04:08

A um mês atrás eu congelei meu cartão de crédito do banco e criei um sistema de orçamento em envelopes. Seis envelopes, com valores pré-estabelecidos, onde distribuo o dinheiro que recebemos e gastamos em cima desses valores, nada mais, nada menos. São eles:

  1. Farmácia: R$ 50,00 para custos básicos com remédios e necessidades básicas;
  2. Casa: R$100,00 meu noivo paga essa 'taxa' para morar com a gente;
  3. Ração: R$100,00 nós temos uma pit bull que mora com nossa sogra, então bancamos a ração;
  4. Poupança: um valor pra guardar pros nossos planos futuros;
  5. Cursos: R$300,00 pra custear cursos necessários (minha paixão!); e
  6. Cartão: tudo o que sobra fica para pagar a fatura do cartão até quitarmos a dívida!
Essa foi simplesmente a melhor decisão que eu tomei na minha vida. Aliada com o guarda roupa minimalista (porque agora eu tenho certeza que não preciso comprar roupas para mim, não tenho necessidade de nada) eu estou passando por uma fase de paz de espírito incrível. Os benefícios são inúmeros, mas o melhor de tudo é saber que estamos caminhando para um equilíbrio financeiro que se sustentará por uma vida inteira! Dizem que leva 21 dias para se construir um hábito, e eu estou feliz de dizer que eu hoje tenho o hábito de não comprar! Mas isso gera consequências, porque por outro lado eu não quero quebrar esse balanço econômico com as festas de fim de ano que se aproximam. Agora estou tentando trabalhar essa questão e pensar se existe alguma maneira de terminar o ano sem ficar no vermelho, e ainda assim comprar lembrancinhas pras pessoas queridas... 

1 comentários

  1. Tati, gostei bastante do seu sistema! Sabe, eu não sou consumista, mas adoro dar presentes e daí vai chegando essa época (em que eu começo a comprar os presentes de Natal) e eu fico quebrada. =o(
    Bjs,

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)